Quando tudo vira franquia
Brincando com a identidade alheia na Internet.
E se Alejandro Jodorowski tivesse dirigido Tron?
Na semana passada, talvez você tenha visto imagens especulando como seria o filme Tron (1982), se fosse concebido pelo cineasta Alejandro Jodorowski.
O material foi criado pelo fotógrafo Rob Sheridan, que aproveitou seu momento no holofote para criar outras paródias, igualmente interessantes.
A "novidade" aqui é que Sheridan usou programas de inteligência artificial para desenhar as cenas. Isso deixa (ainda mais) claro que entramos numa nova fase da prática da dissolução da autoria, a fase da automatização.
Desde o século passado, autores como Roland Bartes, entre muitos outros, nos informam que as obras podem ir muito além das intenções e até do contexto social de seus autores. Na época da machine learning, os criadores foram ainda mais dessacralizados: assim como todos nós, cumprem a "função" de ser mais um veículo pelo qual padrões são detectados e reproduzidos.
Para entender o que quero dizer, é preciso, antes, reconhecer algumas das prá…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Texto Sobre Tela para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

