Crescemos e morremos imitando. Primeiro os pais, depois outros seres vivos, os mortos, os seres imaginários e as regras. Mas há quem transforme imitação em arte, profissão ou até jornada pessoal.
É o caso de Akio Sakurai, músico japonês que decidiu “se tornar” Jimmy Page, o guitarrista do Led Zeppelin. Sakurai não fez como boa parte dos japoneses, que se apropriam da cultura estrangeira e a transformam em outra coisa. Ele buscava a total fidelidade e acuracidade.
E assim seguiu, por 30 anos. Até que desce do avião em Los Angeles. Não em Londres. É que, por mais que o Led Zeppelin fosse da Inglaterra, o mundo incorporou o encosto do rock conforme conjurado pela indústria do entretenimento dos EUA.
Em solo norte-americano, recebe o reconhecimento do próprio Jimmy Page. Então, Sakurai começa a descobrir em quais encruzilhadas da vida “decidiu” importar a personalidade de uma só pessoa, em vez de tropeçar por aí, tentando descobrir a sua própria.
Essa é, mais ou menos, a história do documentá…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Texto Sobre Tela para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

