O médium é a mensagem
Uma singela reunião espírita para debater o futuro da produção de conteúdo.
A Era das Bolhas. Esse é o nome que Eric Hobsbawm daria ao seu livro sobre os últimos 20 anos. Mencionei que o historiador egípcio faleceu em 2012? E que não chegou a escrever o tal texto? Detalhes.
Meu ectoplásmico Hobsbawm ditou algo assim:
“Nos anos 2000, ocorreu a mais rápida expansão da produção e consumo de conhecimento já vista nesse planeta. Num certo sentido, isso democratizou a atividade intelectual. Mas, paralelamente, criou um dos maiores distúrbios cognitivos já vistos.”
Hobsbawm continua, num tom espectral:
“Não me refiro aos problemas de moderação. Nem ao retorno da extrema-direita. Nem à pós-verdade. Ou ao custo ambiental de publicar tanta informação. Não basta pensar na materialidade da internet, no gasto de energia, na destruição do ambiente em busca de minérios para componentes usados em data centers cada vez maiores.”
“A parte mais importante dos anos 2000 foi a criação de um vasto suprimento de mão de obra informal, praticamente sem remuneração e direitos trabalhistas,…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Texto Sobre Tela para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

