Texto Sobre Tela

Texto Sobre Tela

O estranho humor dos anos 90

O nascimento dos produtos artesanais industrializados.

Eduardo Fernandes
mai 15, 2023
∙ Pago
3
Compartilhar

A roupa espacial toscona de Tom Sachs.

Semana passada, brinquei que iria lançar um aplicativo, o Kancelatr. Nele, citei o recente cancelamento do escultor norte-americano, Tom Sachs. Eu estava interessado no assunto por dois motivos:

  1. Sou fã da estética de Sachs. É algo que mistura tosquismo, anticonsumismo, DIY e um humor que, ao mesmo tempo, glorifica e sacaneia a ética de organização e trabalho duro da classe-média dos EUA (e de São Paulo, por extensão).

  2. Há cerca de um mês, após longa pesquisa, comprei um par de Nike General Purpose Shoe, desenvolvido em parceria com Sachs. Obviamente, caí na operação de marketing da empresa para fisgar gente como eu, genXer, que gravitou pela cena hardcore dos anos 90.

Retomo o assunto porque, logo após a Nike anunciar o fim da parceria com o escultor, os preços dos tênis triplicaram. Por sorte, não cheguei a usá-los. Então, se passarem dos U$ 500, vou revendê-los no eBay, claro.

Esse é mais um exemplo do poder da history telling. Nike e Sacks capturam …

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Texto Sobre Tela para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Eduardo Fernandes
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura