Desconfiando de tudo
Como relaxei e aprendi a navegar instituições e tradições.
Cena de um dos filmes que me ajudaram a detestar instituições, Brazil, de Terry Gilliam.
O homem que escreve essas linhas não consegue ter fé em nada que tenha sua relação mediada por alguma organização ou tradição, embora tenha fé em numerosos conceitos e preceitos dessas mesmas organizações ou tradições quando considerados em si mesmos, tais como a clareza de pensamento, a imperturbabilidade diante dos fenômenos, o exercício da atenção, a supressão dos excessos do ego, a solidariedade e o amor.
Hoje, estava lendo a edição 15 da newsletter Dentes Guardados, do escritor Daniel Galera. Veja como funciona a mente. Minha memória atual projeta que, há 20 anos, eu tinha preocupações semelhantes às da citação acima. Eu acreditava que desconfiava de instituições e tradições. Mas não era tão simples assim. Nem naquela época, nem hoje.
O que sustentava aquela sensação de pé atrás intelectual e político era, justamente, uma crença. No caso, no(s) anarquismo(s). Essa fé era reforçada diariamente po…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Texto Sobre Tela para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

