Google Podcasts morreu. Antes ele do que eu.

Já tenho um substituto. E tem nome de português: Castro.

Google Podcasts morreu. Antes ele do que eu.
Cemitério do Google.

O Google acabou de matar um dos meus aplicativos favoritos, o Google Podcasts. Não vou reclamar. The Verge já fez isso. É o preço de usar produtos supostamente gratuitos oferecidos por empresas: cedo ou tarde, você pode ficar na mão.

Já tenho o meu substituto: Castro, pra iOS. Ele é gratuito e tem uma versão premium. Nas minhas épocas de Android, eu usava o Podcast Addicted – não sei como está hoje em dia.

Castro é daqueles aplicativos cheio de funcionalidades que causam uma apreensão inicial. Como o Notion, por exemplo. Mas você pode ser um power user se quiser, não será impedido de simplificar.

Na real, só preciso de algumas coisas:

  1. Um jeito de importar arquivos OPML (a lista dos podcasts que ouço).
  2. Uma Inbox cronológica, com os episódios mais recentes dos programas que sigo. É melhor que se pareça com um blog (títulos, subtítulos e datas), não com uma lista de thumbnails.
  3. Opções de criar e gerenciar uma fila de episódios.
  4. Botões pra desligar notificações e downloads automáticos.

De modo geral, não acelero o áudio, não corto silêncios e nem tento melhorar a qualidade do som. Mas Castro faz essas coisas, se eu precisar. E também arquiva episódios pra depois, no estilo do Gmail. Nesse vídeo, um dos desenvolvedores do Castro faz uma tour do programa.

Gratidão pelo RSS

Apesar do incômodo do assassinato do Google Podcasts, felizmente, os podcasts ainda circulam via um sistema livre e interoperável, o RSS. Posso simplesmente migrar pra outro aplicativo, sem custo.

RSS é uma tecnologia que deveria ser mais celebrada. Dependesse de mim, numa parada anual na Avenida Paulista. Todos sairíamos vestidos com camisetas laranjas, com dois riscos e uma bola branca. Entoaríamos códigos XML.

É um milagre que ainda possamos usar RSS. É um dinossauro camarada, um poderoso resquício de uma era mais livre da Internet.

Gratidão pelos podcasts

Confesso que já estou bem cansado da Internet. Desenvolvi até mesmo uma certa aversão a ler em telas. Mas ainda ouço muitos podcasts.

Eles ainda têm uma aura de intimidade e de faça você mesmo. Digo, os podcasts em áudio. Não os de YouTube, os cortes pro TikTok ou as super produções estritamente corporativas.

Na real, a morte do Google Podcasts não vai me atrapalhar em nada. Nem mesmo a decadência da busca do Google (uso o DuckDuckGo). A única coisa que está morrendo, aqui, é minha confiança nos produtos da empresa. Antes, era uma questão ideológica. Agora, também é técnica.

Já estava mais do que na hora de romper a dependência do Google, mesmo.