Ferramentas e equipamentos que uso

Coisas que me ajudam a gerenciar o cotidiano.

Ferramentas e equipamentos que uso
Só tecnologia de ponta.

Ouvi dizer que as pessoas adoram espiar os programas e equipamentos dos outros. Então, aí vão alguns dos meus, com links pra o que não for óbvio.

Computador — Acer Aspire A515-54, core i5, 20 GB de RAM. É um velhinho, de 2020 (acho). Mas dá pro gasto, já que tenho, basicamente, trabalhado só com texto. Aspiro a um upgrade logo mais.

Sistema Operacional — Windows 11. Costumava ser um Ubuntu. Mas, em algum momento, a atualização de algum dos sistemas quebrou o dual boot. Recuperei a máquina via Windows e não tive tempo de parar e reinstalar o Linux.

Texto e notasObsidian. Já usei de tudo. Mas sempre volto ao Obsidian, por guardar textos localmente (faço backups via GitHub) e ser completamente customizável. Meu aplicativo é basicamente uma máquina de escrever turbinada. Os plugins (todos encontráveis no repositório de plugins da comunidade):

  • Focus Active Sentences.
  • Language Tool Integration.
  • Outliner.
  • Paste URL to selection.
  • Smart Typography.

No celular, uso o velho e bom Simplenote.

Expansão de textosEspanso. Nerd e configurável via arquivo de texto.

Navegador — Firefox. Mas estou usando cada vez mais o Duck Duck Go. Vivaldi também é legal, mas muito cheio de recursos pro meu gosto.

Cliente de e-mailThunderbird, altamente simplificado. Na verdade, acho que é um aplicativo bugado e não muito consistente. Mas é o que temos pra hoje.

Editor de código — VS Code.

Ferramenta de busca — Duck Duck Go e (de vez em quando) Perplexity. Kagi, quando preciso de alternativas inusitadas. ChatGPT e Gemini são generos literários, não sistemas de busca. Tenho outros autores preferidos de ficção.

Calendário — Ando testando o do Notion. Mas meu uso é bem básico e preguiçoso.

Conversor / compressor de imagensSquoosh.

Gerenciamento de domínios e DNS — Cloudflare.

VPNProton VPN.

Proteção de internetNextDNS.

Gerenciador de conteúdo e newsletterGhost, instalado no PikaPods, que é tipo um servidor pré-pago, cujos recursos você pode expandir conforme a necessidade. No site eduf.me, uso o Eleventy e o Netlify.

Redes sociais — Quase nunca uso. Mas, de vez em quando, passo no Mastodon (@eduf@indieweb.social) e no BlueSky (@eduf.me). Deletei meu Instagram recentemente.

YouTube — Minha página inicial do YouTube “enshitificou” muito. Quase não aparece conteúdo que sigo. Então, me dei ao trabalho de ir até o Feedly e cadastrar os endereços de RSS dos canais que acho mais importantes.

RSS e salvar pra depois — RSS ainda é o melhor jeito de consumir informação na web. Como disse, uso o Feedly e o Pocket. Mas, se estivesse com dinheiro sobrando, usaria o Reader. Nem é caro, pelo que oferece, meu dinheiro é que anda curto.

PodcastsGoogle Podcasts. Está na lista de programas que serão cancelados. Mas acostumei com a maneira como o aplicativo organiza informação. Então, vou usar até a última ponta.

Celular — Ainda uso o mesmo iPhone 8, jailbroken, que herdei do pai falecido de um amigo. Como ele usava o Find My Phone, eu só conseguiria a senha usando um médium espírita. Então, tive que me auto-hackear.

Detalhe: nunca comprei um smartphone na vida. O mais perto que cheguei disso foi um Nokia N95, que paguei do meu bolso. Todos os outros foram doados. Mas, se as condições permitirem, devo comprar um agora, quando voltar pra Califórnia. Se você quiser doar o seu iPhone mais novo, estou aceitando.

Livros digitais — Kindle Paper White.

FonesEdifier. Melhor custo-benefício.

MonitorLG 24 Pol, que peguei numa promoção.

BotasLems Bolder Waterproof, que achei pela metade do preço, semi-nova, no eBay. Aspiro a comprar um African Ranger Barefoot.

Aliás, se um dia você quiser me ouvir falar sem parar, me peça pra contar sobre minha experiência de comprar roupas usadas (thrifting) nos EUA.

Enfim, cansei.

É claro que uso muito mais equipamentos no cotidiano. Tenho uma vida simples complexa. Além disso, moro em regiões de floresta, o que implica lidar com condições climáticas adversas.

Mas é melhor parar por aqui. Qualquer coisa, você me pergunta, respondendo este e-mail.