Está cansado? Que tipo de cansado?
Tem fadiga mental pra todos os gostos.
Quem é que não está mentalmente cansado hoje em dia? Cientistas franceses acharam o motivo. É um neurotransmissor chamado glutamato. Deu na The Economist. Ele se acumula no cérebro, causando a sensação de fadiga.
Solução? Ora, dormir. Por enquanto, é isso mesmo. Daqui a pouco, alguém inventará outro bloqueador de fadiga mental. E ficaremos mais ou menos dependentes, como de tantos outros remédios e substâncias.
Mas por que toquei nesse assunto, que conheço tão pouco? Quer dizer, neurociência, não cansaço mental. Nesse, sou PhD. Ao longo da minha vida, meus estilos de vida paralelos (escritor e meditador) me colocaram numa posição privilegiada pra enfrentar períodos de fadigas mentais.
Uso o plural porque nem todas são iguais. Vamos dividir a fadiga em duas categorias:
Fadigas de dispersão
A mais fácil de perceber é a fadiga decorrente da ausência de foco. Surge do multitasking, da procrastinação, do scroll infinito, de pular de uma “diversão” pra outra. Após horas de indulgência nesse esti…
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Texto Sobre Tela para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

